2 min read

A Criação de Riqueza Através dos Produtos: O Ciclo de Prosperidade Econômica

A Criação de Riqueza Através dos Produtos: O Ciclo de Prosperidade Econômica
Photo by Michael Heuser / Unsplash

A maior lição da economia é que o lucro de uma pessoa é o lucro de outra pessoa. É necessário ter pessoas ricas e prósperas, porque a riqueza de uma pessoa só tem valor quando ela a utiliza para adquirir algo, e ao fazê-lo, ela repassa parte dessa riqueza à pessoa da qual está comprando, tornando-a também beneficiada.

Então, como a riqueza é criada se as coisas estão apenas mudando de mãos? Se a única razão pela qual temos dinheiro é para entregá-lo a outra pessoa, e o dinheiro dessa pessoa só existe para ser dado a outra pessoa, como então a riqueza é realmente gerada? Como é criada a riqueza líquida em vez de apenas ter uma "torta" fixa sendo trocada de mãos sem criar nenhuma nova riqueza?

A resposta está nos produtos. Os próprios produtos são a riqueza. Os produtos facilitam os processos necessários para produzir outros produtos, o que significa que menos dinheiro é necessário e mais dinheiro está indo para outra pessoa que, de outra forma, não o teria. Portanto, os produtos são criados para obter lucro e o lucro é usado para adquirir mais produtos. À medida que os produtos melhoram, a riqueza é criada. Os produtos reduzem custos e poupam tempo de trabalho, resultando na redução dos gastos em outras áreas, o que beneficia o novo vendedor, que por sua vez ajuda outro vendedor, e o processo continua indefinidamente. O tempo de trabalho economizado significa mais tempo para criar outros negócios, com potencial para gerar novos lucros, que serão utilizados pelos vendedores nos quais foram gastos, gerando mais lucros para os vendedores de quem o primeiro vendedor comprou, e assim por diante.

Os produtos criam nova riqueza porque reduzem custos e proporcionam mais tempo livre: dinheiro e tempo que serão gastos em novas coisas que não existiam anteriormente. É assim que a riqueza é criada, através dos próprios produtos reais.

Os produtos são o que permitem criar riqueza para o produtor (que reduz custos e tem mais tempo livre, o que significa que seus novos lucros serão destinados a outras pessoas) e para o consumidor, que tem novos produtos para comprar graças ao produtor que deseja criar riqueza para si mesmo (ou seja, ele não recebe pagamento a menos que acredite que seu produto o tornará melhor, ou seja, "mais rico"). E você não recebe o produto dele a menos que seu pagamento também o torne mais rico.

É assim que a riqueza é criada: por meio das trocas (pois ninguém compra algo a menos que acredite que isso o tornará melhor, ou seja, "mais rico", e da mesma forma, ninguém venderá algo a menos que acredite estar melhor, ou seja, "mais rico", fazendo isso). Quando não permitimos que um vendedor obtenha riqueza, estamos apenas destruindo a riqueza potencial que ele poderia ter fornecido àqueles de quem compraria seus produtos. Portanto, quando destruímos a riqueza de uma pessoa, também estamos destruindo a riqueza de todas as pessoas de quem ela compraria seus produtos.