3 min read

4 Práticas vitais para alcançar a abundância em sua vida

4 Práticas vitais para alcançar a abundância em sua vida
Photo by Jed Villejo / Unsplash

O tópico da abundância tem ganhado grande relevância atualmente. Embora o conceito tenha sempre existido, a forma como é expresso tem se alterado com o tempo. E não é para menos, pois quem não deseja viver em abundância, prosperidade e ter uma vida repleta de coisas boas? Todos nós buscamos manifestar abundância em nossas vidas pessoais.

Abundância é tanto uma atitude quanto algo objetivamente identificável. É um sentimento, um senso de conforto com quem somos e com o que temos. Paradoxalmente, a sensação de abundância geralmente antecede a obtenção das coisas que desejamos. A abundância parece fugir daqueles que são desesperados e insatisfeitos. Abundância é algo que você prepara as condições para receber.

Existem muitos caminhos para a abundância e cabe a você encontrar o seu. Há muitas ideias flutuando por aí, mas é preciso ter cautela com promessas grandiosas e informações sensacionalistas disfarçadas de verdade. Em minha experiência trabalhando com pessoas que buscam mudanças e uma vida melhor, testemunhei o sucesso e o fracasso de diversas abordagens. Com base nisso, estou convencido de que existem quatro práticas vitais para alcançar a abundância em sua vida: reflexão, apreciação, criação e ação.

1- Reflexão:

A reflexão é subestimada em nossa sociedade atual, que parece ser contra a introspecção. Estamos sempre nos movendo tão rápido, nos distraindo, realizando múltiplas tarefas ao ponto de ignorar o que realmente importa. Em vez de nos silenciarmos para refletir, muitos preenchem a mente com tudo o que podem para evitar a solidão da reflexão e do pensamento profundo. Para mim, a reflexão consiste em atender aos meus pensamentos com intenção criativa, curiosidade e admiração.

Todas as possibilidades, ideias, planos, ambições e motivação sincera emergem da reflexão, mesmo que isso ocorra de maneira inconsciente. O que advogo é a reflexão consciente, que também naturalmente incentivará o inconsciente a continuar trabalhando.

2- Apreciação:

Parece que precisamos apreciar o que temos antes que o universo nos ofereça mais. A apreciação germina uma sensação de abundância. Depois de superar as emoções, pensamentos e crenças que o impediram, a verdadeira apreciação pode ser sua.

Existem duas partes distintas para a apreciação. Primeiro, significa apenas reconhecer honestamente o que é agora. Apreciação não significa que você precisa estar satisfeito ou feliz com tudo o que é agora. A segunda parte da apreciação é perceber o que é bom em sua vida, o que você deve agradecer.

3- Criação:

A reflexão e a apreciação libertam você. Eles permitem que sua energia floresça e sua imaginação vagueie. Todos nós estamos evoluindo, crescendo, mudando e buscando, a menos que suprimamos esse desejo. Somos naturalmente criativos.

4- Ação:

A criação sem ação é apenas fantasia. Pode parecer bom, mas não tem efeito duradouro. Ao extremo, pode ser uma ilusão estagnada. Crie imaginação e tome medidas para criar o que você pode imaginar. Acreditar que algo vai acontecer sozinho não fará com que isso aconteça! Ação é necessária para manifestar a abundância.

Conclusão:

Não existem varinhas mágicas. Mas existem processos em ação que experimentamos como mágicos porque não os entendemos! Abra-se a essas possibilidades, adotando as tarefas mentais, emocionais e espirituais que a abundância exige.

Você precisa sentir abundância antes de se manifestar abundantemente. Existem quatro condições para a abundância. A reflexão é o primeiro passo. O segundo passo é a apreciação; é aqui que sentir uma atitude de abundância começa a mudar sua vida. O terceiro passo é a criação, deixando suas energias criativas fluírem imaginando vividamente o que você deseja criar. Quarto, tome medidas, faça algo para tornar suas fantasias reais!

É fundamental que você não complete uma etapa e diga "tudo feito". Você precisa revisitar cada etapa regularmente. Pratique reflexão, pratique apreciação, pratique criação, tome medidas e repita, e deixe sua intuição ser seu guia. Com todas essas peças dançando em harmonia dinâmica, a abundância virá. Aproveite a jornada.